sábado, 8 de outubro de 2016

NANCI x DEJORGE. OU: ELITE x POVÃO

De um lado, José Luiz Nanci (PPS), candidato rico, morador do Zé Garoto e representante da política tradicional gonçalense (cinco mandatos consecutivos de vereador e dois de deputado).

Do outro lado, Dejorge Patrício (PRB), candidato pobre, criado no Boaçu e novato na política com perfil bem popular (com um mandato atual de vereador).

Pois bem. Diante dos perfis apresentados acima, o segundo turno de São Gonçalo já está eleitoralmente posicionado na mente dos gonçalenses como uma disputa entre um candidato representante da Elite, Nanci; e um candidato representante do Povão, Dejorge.

Vale ressaltar que não sou quem está definindo isso. Tenho observado claramente este posicionamento eleitoral nas conversas entre os populares em Alcântara. Ontem, por exemplo, um mototaxista passou por mim gritando em alto e bom som que Dejorge é pobre e do povo; enquanto que, Nanci, é o candidato da elite de São Gonçalo.
 
Como podemos observar, é o povo que está definindo a diferença e não eu. 

Agora, resta saber quem sairá vitorioso nas urnas no dia 30 de outubro: a Elite ou o Povão.


9 comentários:

  1. Esse discurso não tem o menor fundamento!!! Vou votar no Nanci por pura falta de opção, pois de todos que disputaram ele é o pior candidato!! Pra mim ele é sequer tem condições de ser vereador "como muitos que se elegeram", infelizmente nesse segundo turno o que essa pesando é avaliar o que é o menos pior.

    ResponderExcluir
  2. Nem um pouco tendenciosa essa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas relatei o que tenho observado nas ruas. Nada mais que isso.

      Isto se chama liberdade de expressão. Viva a democracia!!!

      Excluir
  3. DE JORGE O vereador mais votado das ultimas eleições e que aceitou ser "subsecretário de parques e jardins de SG" por fidelidade ao prefeito... Incompetência pura. E agora quer ser prefeito. Se for eleito SG afunda de vez.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a eleição para prefeito está uma vergonha. Estou estudando os dois candidatos, e depois de uma longa análise de passado, presente e pretensão futura, cheguei a uma conclusão. Temos um candidato que você diz que "o povo" intitula ser da elite gonçalense e o outro que se diz "do povo" e o povo vota em quem é do povo. Eu vou expor alguns motivos que levaram a ver que o candidato Dejorge Patrício não merece nosso voto. Dr. José Luiz Nanci faz sua campanha positivista, é uma pessoa que coloca a cara no povo, e sua campanha tenho visto limpa, sem mentiras e especulações contra seu adversário. Já o seu rival, não posso dizer o mesmo. Já vi foto do Dr. José Luiz Nanci com o numero 10, circulando no Facebook, Invenções na própria página do candidato Dejorge dizendo que Dr. José Luiz está junto de Mulim. Sendo que a realidade é contrária. Dejorge se junta com Aparecida Panisset, uau! Ficha limpíssima! Infelizmente temos que escolher, e São Gonçalo precisa de maturidade política, e em seus mandatos como Vereador e como Deputado, sempre ouvi falar dele como um médico que ajuda as pessoas sem condições, luta pela sua cidade, mesmo como Dep. Estadual, muitos notificaram suas ações e atividades. E tenho rodado por São Gonçalo, parando nos pontos de ônibus nos horários que vou ao trabalho e coletando opiniões sobre quem realmente merece. E a população que pega ônibus lotado tem declinado para o Deputado. Louvável a ousadia de um vereador bem votado tentar a prefeitura. Mas o que, nesses 4 anos, Dejorge fez por São Gonçalo?!
    Pelo menos São Gonçalo tem um candidato limpo, que age de forma correta. Complicado está Niterói. Com dois candidatos sujos, querendo propostas de limpeza na cidade e de continuidade.
    Bem, isso é apenas minha opinião, espero ter contribuído principalmente ao motoboy e a quem escreveu o texto, que realmente não sabem quem é Dr. José Luiz Nanci.
    Ter uma situação estável não quer dizer ser da elite. Ver isso como ponto negativo, que te faz ser menos dentro de si, comprometendo seu caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fui um crítico ferrenho do tal discurso lulopetista do "nós contra eles", em que Lula promove nas disputas eleitorais dividindo o eleitorado entre ricos x pobres ou elite x povão.

      Eu, particularmente, não tenho qualquer preconceito em relação à elite. Sei muito bem discernir os aspectos relacionados à essa posição social.

      Mas é fato que a elite é vista por muitos como um grupo dominante indiferente à justiça social, pessoas ricas ou grupos econômicos que não estão nem ai para os pobres. Que só querem explorá-los ou manipulá-los para manterem seus privilégios.

      A esquerda e Lula exploram muito esse discurso, portanto, o eleitorado das periferias tem essa visão bem cristalizada em sua mente.

      Eu não estou rotulando e tampouco definindo o perfil elistista do candidato José Luiz Nanci. Não tenho intimidades com o político. Só o encontrei uma vez em um evento na quadra do antigo Camisolão, na comemoração do Dia do Samba, há cinco anos.

      Mas se hoje o povão o vê como representante da elite, que nada fez pela cidade, isso não é culpa dos eleitores e tampouco do Território Gonçalense. Talvez seja um problema de comunicação do político, que não vem divulgando ao longo desses anos suas ações e realizações políticas.

      Aliás, as informações sobre os políticos de São Gonçalo sempre foram inexistentes. Vale destacar, por exemplo, que a Câmara Municipal do segundo maior colégio eleitoral do estado sequer tem um site.

      Reitero que apenas relatei o que observei nas ruas do Alcântara, o bairro mais 'povão' de São Gonçalo.

      De acordo com os populares, Nanci, representa a elite. E, Dejorge, representa o povão.

      Excluir
  5. Não é porque o cara mora no boaçu, é pobre que o credencia a ser bom prefeito!
    Não tem tarimba pra isso!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!
    A questão não é ser rico ou pobre!
    Lula e Dilma quebraram até essa situação.
    Estou acompanhando pela TV Record no rio as promessas e o Sr. Nanci tem discurso sério é médico já foi vereador Deputado e Secretário de estado do envelhecimento.
    Me parece bem mais preparado que o outro.
    Aliás busco a formação do sr. Patrício e não vejo seu currículo somente essas questões de que é vereador e foi Subsecretario do ex prefeito. Gostaria de saber sua formação ou será que para ser Prefeito de uma cidade como SG isso não importa?
    Espero ter contribuído na discussão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. O problema é que o povo, que poderia escolher o MELHOR para SG se posicionou como NULO ou não foi votar, ai oque acontece? Dois candidatos um Médico de uma familia tradicional da político que acreditiço plenamente ser um homem sério e correto, mas nao passa firmesa e posições concretas sobre sua futura gestão, a nao ser pela area que domina (Saude).o que é muito pouco para uma cidade com INÚMEROS PROBLEMAS (mobilidade urabana, transporte, segurança, limpeza urbana, Saneamento básico, segurança, educação ... Não me passa firmesa,força e poder de persuasão com sua fala mansa e quase sonolenta. O outro candidato que é completamente desconhecido de bia parte da população e não tem qualquer legado como homem público. Se homem do povo e importante mas sabemos se não tiver um grande articulação politica e competência para administrar uma cidade que tem mais de 1 milhão de habitantes e com orçamento muito baixo, vai ficar 3 anos sem fazer nada& colocando a culpa na administração anterior e fazer obras so no ano da eleição e esse filme ja cimos inumeras vezes. Totalmente descrente dp que temos para prefeito
    Pois o melhor e mais bem preparado e que poderia mudar esta cidade nao foi para o 2 turno uma pena. Mais do mesmo.

    ResponderExcluir