terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

BETH CARVALHO CITA PORTO DA PEDRA EM CRÍTICA SOBRE FALTA DE CRIATIVIDADE DOS SAMBAS-ENREDOS

Sambista em seu apartamento no Rio de Janeiro - Foto: Diego Padgurschi/Folhapress

Em entrevista publicada ontem (27/02) pela Folha de São Paulo, a cantora de samba Beth Carvalho afirmou que "hoje o samba está mais fraco".

Segundo a sambista, os motivos passam pela falta de acesso às rádios, o desinteresse da imprensa, a derrocada das gravadoras e a influência americana. "A forma de cantar o que é chamado de samba mudou. Esse tal pagode que está aí é outra música, que usa ritmo de samba, mas não é samba.", disse.

Sobre as escolas de samba, Beth ressalta que nunca mais ninguém vai fazer um samba como "Mangueira, teu cenário é uma beleza / Que a natureza criou, ô ô" [samba de exaltação à Mangueira, de Aloísio Costa e Eneas Brites da Silva, e que todo ano serve de "esquenta" para a escola entrar na avenida].

"Quem fez era apaixonado pela escola, conhecia a escola. Agora não têm mais compositores, mas escritórios. Juntam um bando de compositores, de tudo quanto é lugar, e eles fazem por encomenda para todos – até para São Paulo. Imagina seis ou sete pessoas fazendo um samba sem a menor alma, sem menor amor pela escola que ele nunca viveu? As escolas acabaram com a ala de compositor. O que é uma escola sem isso?”, questiona.

Para a sambista, além de viver uma crise de criatividade, as escolas estão também reféns do patrocínio. E fez referência ao polêmico samba-enredo da Porto da Pedra, em 2012:

“Estão reféns do patrocínio. A crise financeira de agora pode trazer de volta a criatividade. As escolas não precisam de patrocínio. Com o que ganham, não precisam. O problema é que a coisa ficou megalomaníaca e as escolas começaram a delirar. Fazer enredo sobre iogurte [Porto da Pedra, 2012] não tem nada a ver com escola de samba, é deboche. E como fica a inspiração do compositor?”, destacou.

É fato que, de 2012 pra cá, a Porto da Pedra melhorou seus enredos. Deste ano, por exemplo, foi tipicamente carnavalesco falando sobre as tradicionais marchinhas (veja aqui). Todavia, a citação feita pela cantora do caso antigo da escola gonçalense vale como referência para o universo das escolas de samba, para que sejam mais criativas.

Além dessas observações, a cantora fez outros comentários sobre a atual realidade do samba. Confira a entrevista na íntegra AQUI.

2 comentários:

  1. Esta Beth Carvalho é uma doida varrida. Vê se pode! Ela disse lá na entrevista da Folha que a CIA quer acabar com o samba do Brasil. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Beth q8d ela fala dá falta de alma nas composições e os malditos escritórios que através do poder econômico destroem as mais lindas composições que se perdem em cd's jogados em um canto qualquer, qt a minha Porto 2012 a mídia destruiu um tema que era muito lindo O LEITE MATERNO como fonte de vida a quem interessou nos derrubar foi um belo motivo , todas as escolas buscam patrocínio mas os demagogos sô vêem o que interessa.

    ResponderExcluir