terça-feira, 2 de janeiro de 2018

É ALARMANTE A FALTA DE RECURSOS PARA INVESTIMENTO EM SÃO GONÇALO

Vista aérea do Centro de São Gonçalo - Foto: Divulgação

Nota publicada nesta terça-feira (2) na coluna Berenice Seara sobre o livro "Sua cidade, sua casa", do ex-prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, traz uma informação que, lamentavelmente, já sabemos sobre a pobreza orçamentária de São Gonçalo. Todavia, é sempre bom estarmos atualizados com os números.

De acordo com dados de 2015 informados no livro, os municípios fluminenses têm praticamente zero para investimento. Vivem, atualmente, para o custeio. 

Como sempre, São Gonçalo é a cidade que se encontra em pior situação - tem apenas a bagatela de R$ 1.037, por ano e por habitante, para investir.

Informação desoladora essa, não é mesmo? Até quando vamos conviver resignadamente com o atraso gonçalense? Algo precisa ser feito em nossa cidade para mudar essa triste realidade. 

O livro "Sua cidade, sua casa" desfaz também o mito de algumas cidades 'ricas' do Estado. Saiba mais AQUI.

4 comentários:

  1. Olá Wagner, minha percepção é de que (1) infelizmente não dá para atacar tudo e (2) o trabalho precisa ser a longo prazo. Nestes dois pontos, se a intenção fosse trabalhar pelo povo, nossos políticos deveriam ser menos egoístas e trabalhar mais em ações no longo prazo, me refiro a ações que não trarão resultados em 4 anos ou 8 anos, e que portanto precisam ser continuadas por seus sucessores. Vias de regras, em se tratando de investimentos, faria-se necessário atrair indústrias, capital que demande mão de obra e que gere receita através de tributos. Por outro lado, o básico, educação: nossa população é muito carente, IDH baixo perante outras cidades e como em qualquer lugar do mundo são atraídas aos centros. Então, acho que (1) deveria haver políticas públicas de atração de indústrias e (2) investir mais em educação. Grande Abraço, Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!

      Concordo plenamente com sua análise. É lamentável que a nossa cidade permaneça no atraso por conta da falta de visão de nossos políticos.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Obrigado pela informação, Vagner! Vou tentar adquirir o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Eduardo! Vou tentar também adquirir o livro.

      Grande abraço!

      Excluir