quinta-feira, 19 de abril de 2018

HOJE É O DIA DOS PRIMEIROS HABITANTES DE SÃO GONÇALO

Aldeia dos índios Tamoios 

No post publicado pelo Território Gonçalense sobre o aniversário de 439 anos da fundação de São Gonçalo, ressaltei que, ao receber a sesmaria às margens do rio Imboaçu em 1579, o colonizador português Gonçalo Gonçalves teve a incumbência de não só construir uma capela (atualmente Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante), como também de formar um povoado no período de três anos.

Mas ao comemorarmos hoje (19/04), o Dia do Índio, vale destacar que em seus primórdios, São Gonçalo já era habitada pelos índios Tamoios (Tupinambás). Ou seja, os primeiros moradores do território gonçalense foram os índios. 

Resquícios arqueológicos indicam que um local especialmente habitado pelos tupinambás no município era a ilha de Itaóca.

Saiba mais sobre os índios Tupinambás AQUI.

Um comentário:

  1. Meus parabens a cidade hestorica,mais deveriamos olhar para o futuro,e so ficamos no atrazo,veja hoje e ontem estive no alcantara,para estacionar o meu carro tive que pagar uns 10 reias num estacionamento particular 4 reais a hora,eu pensei que poderia estacionar em uma rua qualquer mais estava tudo cheio de automovel,entao como os politico estao sempre dizendo que a prefeitura nao tem dinheiro,entao porque eles nao fazem um projeto de lei para começar a cobrar o estacionamento nas rua de sao gonçalo,como faz a nossa vizinha Niteroi,la o estacionamneto gusta 3,50 por cada 2 horas,eu acredito que irar ajudar muito os cofres da Prefeitura,ja que os particulares a prefeitura nao tem controle de entrada dos carros ali estacionados por dia e por horas,e muito estranho ne me parece que o estado e o municipio nao ganha nada deste estacionamento,porque serar em,ai esta a sujestao obrigado.Revoltado de SG

    ResponderExcluir