terça-feira, 20 de novembro de 2018

PERSONALIDADES NEGRAS EM DESTAQUE DE SÃO GONÇALO

Personalidades negras populares de São Gonçalo: Jucilei, Mahany Pery, Kleber Lucas, Rafael Zulu, Dayse Oliveira, Altay Veloso, Buchecha, Professor Josemar, Vinicius Júnior e Lucas Nogueira - Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira (20/11), comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou ara preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

A música, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia para comemorar e valorizar a cultura afro-brasileira.

Abaixo, o Território Gonçalense cita algumas personalidades negras da atualidade de São Gonçalo populares nos segmentos de música, dramaturgia, moda, esporte, política e religião:

Música

Altay Veloso, cantor e compositor de MPB e samba - Foto: Divulgação

Black Alien, cantor de rap - Foto: Divulgação

Buchecha, cantor de funk e Pop - Foto: Divulgação

Dramaturgia

Ator Cauê Campos atuou em várias novelas da TV Globo. Atualmente está no elenco
da novela "O Sétimo Guardião" - Foto: Divulgação

Ator Izak Dahora  interpretou vários personagens na TV, entre eles o popular Saci Pererê do Sítio do Picapau Amarelo. Seu último trabalho foi na macrossérie da Globo, "Os Dias Eram Assim" - Foto: Divulgação

O ator Rafael Zulu já atuou em diversas novelas da Record e Globo. Seu último trabalho na TV
foi a novela "O Outro Lado do Paraíso" - Foto: Divulgação

Moda

A modelo gonçalense Larissa Bonifácio tem sido destaque em várias revistas internacionais de moda

Mahany Pery é outra modelo gonçalense que tem sido destaque em várias revistas internacionais de moda

Esportes

Jogador de futebol Jucilei é destaque no São Paulo - Foto: Divulgação

Jogador de futebol Rafael Carioca é destaque no Tigres, time do México - Foto: Divulgação 

Jogador de futebol Samir é destaque no Udinese, da Itália - Foto: Divulgação

Jogador de futebol Vinicius Júnior é destaque no Real Madrid, da Espanha - Foto: Divulgação

Após quatro temporadas defendendo o Toronto Raptors, o famoso jogador de basquete gonçalense Lucas Nogueira acaba de assinar um contrato com o Fuenlabrada, da Espanha

Política

Educadora e militante do movimento negro, Dayse Olveira (PSTU), é uma figura conhecida não só no segmento político gonçalense como também fluminense: ela já concorreu três vezes à Prefeitura de São Gonçalo e ao governo do Estado, inclusive na última eleição de 2018.

Educador, fundador do PSOL e presidente do partido no município de São Gonçalo, o popular Professor Josemar já concorreu três vezes à Prefeitura gonçalense. Na última eleição, concorreu ao cargo de deputado estadual, mas não foi eleito. 

Religião


Cantor, compositor e também pastor, o gonçalense Kleber Lucas lidera atualmente a Igreja Batista Soul, na Barra da Tijuca - Foto: Divulgação

Um comentário: