domingo, 27 de janeiro de 2019

COLÉGIO EM SG VIRA PONTO DE COLETA DE DOAÇÕES PARA BRUMADINHO


Os estudantes do Grêmio Estudantil do CIEP 309 Zuzu Angel, no bairro Arsenal, em São Gonçalo, criaram um ponto de recolhimento de doações para os atingidos pela tragédia do rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho, conforme está sendo amplamente divulgado pela imprensa. A intenção do grupo é tornar o colégio ponto de coleta das doações na cidade, mobilizando moradores da região.

Com o rompimento da barragem da empresa Vale, os bombeiros afirmaram que 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos vazaram, o mar de lama destruiu uma comunidade, já são vários feridos, pessoas internadas e mais de 200 desaparecidos. Pessoas por todos os lados do Brasil estão se mobilizando para enviar doações à cidade mineira.

SAIBA COMO DOAR

Os itens de maior necessidade no momento são: água, produtos de higiene pessoal, roupas e alimentos não perecíveis. As pessoas interessadas podem levar os itens até o CIEP 309 Zuzu Angel, que fica na Rua Clodomiro Antunes da Costa, no bairro Arsenal, em São Gonçalo. Todas as pessoas que queiram ajudar podem levar as doações durante todos os dias da semana.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CITADO PELO COAF, NANCI DIZ "ESTAR TRANQUILO EM RELAÇÃO À INVESTIGAÇÃO DO MPRJ"

Prefeito José Luiz Nanci - Foto: Divulgação

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, que teve seu nome citado em um relatório de movimentações suspeitas do Coaf enviado ao MPRJ, em junho do ano passado (ver aqui), disse em nota à imprensa que está "tranquilo em relação à investigação". E afirmou ainda "estar  à disposição do Ministério Público para esclarecer qualquer dúvida possível".

O Coaf aponta a movimentação de R$ 87 mil nas contas de Nanci e de servidores que trabalhavam em seu gabinete, na época em que ele era deputado estadual.  

Sobre detalhes do processo, o MPRJ declara que “Todos os processos estão, no momento, sob sigilo”. 

Fonte: O Fluminense

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

COAF APONTA MOVIMENTAÇÕES SUSPEITAS DE NANCI

José Luiz Nanci foi deputado estadual entre 2011 e 2016 - Foto: Alerj

O nome do ex-deputado estadual e atual prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci (PPS), foi citado em um relatório do Conselho de Controle de Atividade Financeiras (Coaf), em que aponta operações atípicas realizadas por 21 deputados e seis ex-deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No relatório enviado ao Ministério Público-RJ, em junho do ano passado, Nanci aparece com movimentações suspeitas no valor de R$ 87 mil. A informação é do jornal Estado de São Paulo desta segunda-feira (21/01). 

O Estadão entrou em contato com a assessoria de comunicação do prefeito, mas ele não foi localizado para dar explicações sobre o caso. Saiba mais detalhes da matéria aqui.

Confira abaixo as movimentações suspeitas dos 27 deputados apontados pelo relatório do Coaf:


*Coaf não deixa claro se o valor é de movimentações nas contas do próprio deputado ou, também, de outras pessoas ligadas a ele

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

BLOG TERRITÓRIO GONÇALENSE FAZ 10 ANOS E, LAMENTAVELMENTE, NÃO TEM O QUE COMEMORAR EM SÃO GONÇALO

Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante - Foto: Vagner Rosa

Olá, seguidores e leitores eventuais do Blog Território Gonçalense!

É com muita satisfação e alegria que informo a vocês que o Blog Território Gonçalense está completando hoje 10 anos de existência. 


Criei este canal de comunicação em 15 de janeiro de 2009 com o objetivo de engrandecer e promover a autoestima dos gonçalenses que, até então, não havia no município nenhum blog ou site para defender e mostrar um outro lado de São Gonçalo, diferente daquele que é sempre mostrado de forma negativa pela grande mídia.

Durante esses 10 anos no ar, vale ressaltar que o blog não só defendeu São Gonçalo como também promoveu diversos debates polêmicos sobre temas importantes da cidade ligados à política, cultura e comportamento. Alguns, mais acalorados; outros, mais brandos. Contudo, sempre correspondendo as nossas expectativas, ou seja, de fazer o gonçalense refletir e debater seriamente São Gonçalo.

Não são 10 dias ou 10 meses. Foram, até aqui, 3.650 dias de observações constantes, de pesquisas, de estudos e análises sobre a política, a cultura, a economia e a população de São Gonçalo.  Foi uma imersão total na história e contemporaneidade de São Gonçalo para levar ao gonçalense um pouco mais de informação relevante de sua cidade.

E agora, fazendo um balanço geral, em virtude dos 10 anos do blog, e sem querer ser pessimista, lamentavelmente, não temos nada especial a comemorar desse período no que diz respeito ao progresso de São Gonçalo. Infelizmente,  o nosso município não vivenciou um progresso significativo. 

Todavia, isso não significa que não houve nenhum avanço. Não quero cometer uma desonestidade intelectual. Reconheço que a São Gonçalo de hoje é um pouco mais diferente daquela quando o blog foi criado, em 2009. 

Várias ruas de diversos bairros foram pavimentadas e o município viu o movimento de seu mercado consumidor aumentar:  ganhou mais dois shoppings (Boulevard, atualmente Partage, e o Pátio Alcântara) e mais dois grandes hipermercados (Guanabara e Atacadão). Ou seja: o município teve um certo avanço, mas ainda tímido diante da grandeza e necessidades de São Gonçalo.

Também sou consciente de que a paralisação das obras e a alteração do projeto inicial do Comperj (o empreendimento de Itaboraí não será mais um complexo petroquímico, mas apenas uma pequena refinaria), a crise do Estado do Rio e a crise econômica no país, nos últimos três anos, frustraram investimentos na cidade.

Contudo, esses contratempos citados acima não eximem de responsabilidade os políticos locais pela estagnação de São Gonçalo. Para a nossa população (estou sempre atento às conversas de populares nas ruas, bancos, supermercados, ônibus e bares), a classe política gonçalense é omissa em relação aos problemas do município. Por conta disso, muitos gonçalenses estão desacreditados e, lamentavelmente, sonham em se mudar daqui. 

Além da frustrante constatação de que São Gonçalo não progrediu significativamente nos últimos 10 anos, o que mais me entristece é observar esse forte sentimento de baixo autoestima presente na nossa população que, a meu ver, não está relacionado apenas ao atraso político da cidade, mas também ao desconhecimento do povo sobre a história do município e do potencial das terras gonçalenses. Como valorizar algo que não conhece? Complicado, não é mesmo?

Como pode observar, infelizmente, não há o que se comemorar em São Gonçalo em relação aos seus últimos 10 anos.

Mas, longe de mim ser pessimista... assim como aconteceu com sua criação em 2009, e já se foram 10 anos, o Território Gonçalense não vai desistir de São Gonçalo: continuará produzindo conteúdos que promovam a reflexão e um conhecimento maior sobre São Gonçalo. O nosso objetivo principal é e sempre será o de engrandecer o nosso querido município! 

Que venham mais 10, 20, 30, 40, 50 anos...

E muitíssimo obrigado pela sua audiência!!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS SOBRE PESTE BUBÔNICA EM SG DEIXAM A POPULAÇÃO APREENSIVA

Postagens dos jornais O Dia e O Fluminense com informações divergentes sobre a peste bubônica em São Gonçalo - Fotos: Reprodução

Informações desencontradas sobre a suspeita de peste bubônica em uma paciente internada no Hospital Luiz Palmier têm deixado a população gonçalense apreensiva. 

Ora, um jornal publica que a suspeita da doença foi confirmada (veja aqui), ora outro jornal informa que o resultado do exame da paciente deu negativo (veja aqui), mas que ainda falta uma contraprova, e de que não há previsão para o resultado. E nesse vai e vem de desencontros, em busca de mais informações na fonte (Ascom), várias pessoas reclamaram nas redes sociais que o site da Prefeitura tem estado fora do ar. 

O fato é que a peste bubônica, também conhecida como peste negra, dizimou milhões de pessoas na Europa, entre os anos de 1347 e 1351 (veja aqui). Portanto, é mais que compreensível que a população esteja preocupada com essa doença na cidade.

Em sua página no Facebook, agora à noite, o prefeito José Luiz Nanci publicou um comunicado sobre a suspeita da doença em São Gonçalo. 

Mas, embora o Ministério da Saúde tenha informado que a bactéria encontrada na paciente não está relacionada à peste bubônica, é importante que os gonçalenses estejam atentos até o resultado final do outro exame. Confira as causas e os sintomas da doença aqui




sábado, 12 de janeiro de 2019

REFERÊNCIA NO BRASIL E NO MUNDO, FÁBRICA DE MÁSCARAS CONDAL FECHA AS PORTAS EM SÃO GONÇALO

As máscaras de Lula e do ex-presidente americano, Barack Obama, foram algumas das produções mais vendidas da Condal - Foto: Divulgação

Este ano não vamos mais assistir ou ler matérias sobre a produção de máscaras carnavalescas de personalidades políticas, artísticas, esportivas, jurídicas e outras, como ocorria em outros períodos pré-carnavalescos. 

Lamentavelmente, a Condal fábrica de máscaras, localizada no bairro Covanca, em São Gonçalo, fechou as portas. A informação é do jornal O São Gonçalo, que não conseguiu saber mais detalhes sobre o fechamento. A responsável pela Condal apenas se limitou a dizer que a fábrica fechou. 

Prestes a completar 61 anos, a famosa fábrica de máscaras gonçalense era referência no Brasil e no mundo. Assista aqui uma matéria sobre a Condal exibida no programa Balanço Geral, da Record TV.

É uma pena que São Gonçalo tenha perdido mais uma referência positiva relacionada ao nome da cidade!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

REPORTAGENS ESPECIAIS SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, PADROEIRO DO NOSSO MUNICÍPIO

Reportagens especiais do Globo Rural (TV Globo) e da TV Porto, de Portugal, sobre São Gonçalo de Amarante - Fotos: Reprodução

Nesta quinta-feira (10/01), comemora-se o Dia de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do nosso município. Ele era o santo de devoção do fundador da cidade, Gonçalo Gonçalves, que construiu uma capela em sua homenagem onde se localiza hoje a Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante, no bairro Zé Garoto. 

Para você ficar melhor informado sobre o padroeiro do nosso município, assista aqui e aqui uma reportagem especial do Globo Rural sobre o famoso santo português. E, abaixo, confira o vídeo de um programa da Canção Nova e a reportagem de uma TV portuguesa sobre a Igreja e Convento de São Gonçalo, na cidade de Amarante, em Portugal.





   

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

FERIADO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, SAIBA O QUE VAI FUNCIONAR AMANHÃ (10/01) NA CIDADE

Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante - Foto: Vagner Rosa

Shoppings: 

São Gonçalo Shopping e Partage Shopping terão horários reduzidos: as lojas abrirão das 15h às 21h, e a praça de alimentação funcionará das 11h às 21h. O Pátio Alcântara não vai abrir.

Supermercados: todos funcionarão normalmente.

Órgãos públicos: órgãos federais (INSS, Receita Federal e outros) e o Detran-RJ funcionarão normalmente. Apenas os órgãos municipais não terão expedientes.

Bancos: não vão abrir.

Comércio de rua: as lojas ficarão fechadas. 

Fonte: O São Gonçalo