quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

A CHEGADA DE IMIGRANTES ITALIANOS EM SÃO GONÇALO

Chegada dos imigrantes italianos na Ilha das Flores, em 1910 - Foto: Reprodução

Hoje (21/02)  comemora-se o Dia do Imigrante Italiano no Brasil. A celebração refere-se à data de chegada dos primeiros imigrantes italianos aqui, trazidos pelo navio La Sofia (expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo). Cerca de 380 camponeses desembarcaram no Brasil em 21 de fevereiro de 1874.

Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país.

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Os italianos se instalaram nas regiões sudeste e sul. E vale ressaltar  aqui que os que chegavam pelo Rio de Janeiro, depois de registrados pela Agência Central de Imigração, eram encaminhados para a Hospedaria da Ilha das Flores, em São Gonçalo.

Para quem não sabe, a hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores foi a primeira a ser construída no país. A Hospedaria foi criada pela Inspetoria de Terras e Colonização do Ministério da Agricultura brasileiro ao fim do século XIX. 

— A hospedaria fazia parte de uma política pública para a imigração. Era um dispositivo para dar suporte aos estrangeiros de baixa renda que chegavam ao país. Todo passageiro de terceira classe dos navios que aportavam no Rio de Janeiro era obrigado a passar pela ilha, onde recebia abrigo, tratamento médico e orientações para conseguir um emprego — explica o historiador Thiago Rodrigues Nascimento, do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. Saiba mais sobre a história da hospedaria e visitação ao local aqui.

Confira no vídeo abaixo (a partir do tempo 5:26) a chegada de imigrantes italianos no Rio de Janeiro e na Hospedaria da Ilha das Flores (São Gonçalo), em 1910.


4 comentários:

  1. Que legal! Sou descendente de italianos e não sabia dessa informação. Agora já sei onde ficar bem informado sobre coisas da minha cidade. Valeu ai território gonçalense!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Paulo, agora você poderá ficar sabendo um pouco mais sobre a cidade por aqui. Novos conteúdos históricos virão por aí. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meus avos chegaram em um desses navios.
    Os "caffaros"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Eu gosto muito dos italianos! Considero a Itália como meu segundo país. Além de ter também parentes descendentes de italianos, eu já morei lá. Grande abraço!

      Excluir