Políticos tradicionais da cidade viram seus votos minguarem nestas eleições, enquanto que os forasteiros (candidatos de fora) tiveram boa votação nas urnas gonçalenses.
O deputado federal Edson Ezequiel (PMDB), que em 2006 recebeu 111 mil votos, agora obteve 72.589.
O deputado estadual Altineu Cortes (PR) também viu os seus serem reduzidos drasticamente. Em 2006 recebeu 87.283 mil votos, agora apenas 35.176.
Fora esses dois exemplos mais expressivos de redução de votos, um nome conhecido da política gonçalense não foi reeleito: o de Beatriz Santos (PRB), que obteve míseros 5.742 votos. Em 2006 ela recebeu 39.266.
Já os candidatos estrangeiros – aqueles que não têm base eleitoral na cidade – não fizeram feio. Eles conquistaram a confiança do eleitorado gonçalense.
Candidatos a Deputado Federal
Garotinho (PR): 57.488
Arolde de Oliveira (DEM): 10.233
Vitor Paulo ( PRB): 9.926
Chico Alencar (PSOL): 8.158
Romário (PSB): 7.071
Candidatos a Deputado Estadual
Wagner Montes (PDT): 37.558
Samuel Malafaia (PR): 8.393
Pedro Augusto (PMDB): 7.815
Alexandre Correa (PRB): 6.970
Paulo Melo (PMDB): 4.777
O recado das urnas
Esse fato eleitoral que ocorreu nestas eleições em nosso município deve ser analisado com muita atenção, principalmente pelos políticos gonçalenses.
Espero que os nossos políticos tenham entendido o recado das urnas. A redução dos votos não pode ser justificada pelo fato de que havia muitos concorrentes de fora, mas, sim, porque eles não conseguiram convencer a população de que estão trabalhando a favor de São Gonçalo.
Porque se a população tivesse tido uma percepção real de uma atuação positiva desses parlamentares em relação à cidade, com certeza, ela teria votado em massa nos candidatos locais. Mas como não teve, uma parcela preferiu votar nos forasteiros.
O conselho que eu dou para esses políticos gonçalenses é que eles melhorem suas estratégias de comunicação imediatamente. É importante divulgar o que estão fazendo por São Gonçalo, caso contrário, a sangria de votos só tende a aumentar daqui pra frente.
Portanto, mostrem trabalho já. Mostrem o compromisso de vocês com São Gonçalo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário