quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Praias gonçalenses viram patrimônio cultural

Praia das Pedrinhas (Foto: Thiago Louza)
Foi aprovado na semana passada (10/11), o projeto de lei do vereador e futuro deputado estadual (toma posse na ALERJ em janeiro/2011), José Luiz Nanci (PPS), que torna patrimônio cultural, econômico, turístico e histórico as praias Boioia, Caieira, Focinho de Porco, da Luz, das Pedrinhas, de São Gabriel e de São João.

A lei determina a preservação dessas praias e adjacências. As autoridades municipais envolvidas (Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Cultura, Meio Ambiente e Patrimônio Histórico) têm um prazo de 120 para apresentarem propostas para a revitalização desses locais previstos no projeto de lei.

Segundo José Luiz Nanci, a proposta do projeto que observa pontos de interesse ecológico – evitar a degradação dessas praias que estão virando cemitérios de barcos abandonados e sofrendo com a poluição –, avalia também o imenso potencial turístico da região, que pode gerar empregos e divisas para o município.

– São lugares maravilhosos e com potencial turístico inestimável. É preciso que as pessoas de São Gonçalo, sobretudo as novas gerações, saibam que a cidade possui belas praias e entenda que precisam cuidar delas, podendo, no futuro, até sustentar suas famílias, dignamente, trabalhando em prol dessa preservação – observa Nanci.

Gostei do projeto. Não é de hoje que eu venho observando a indiferença das autoridades políticas da cidade com o litoral gonçalense. Torço para que quando forem apresentadas as propostas de revitalização desses locais elas sejam, de fato, concretizadas. As praias de São Gonçalo precisam realmente ser preservadas e apreciadas pela população!

Parabéns Sr. Nanci por esta bela iniciativa!


2 comentários:

  1. Já se passou muito mais do que 120 dias para que os projetos fossem apresentados, e aí?...

    Creio que esta época de eleições seja uma ótima época para cobrar as promessas do poder público, né?

    ResponderExcluir
  2. 2016 e até agora nada, as praias viraram deposito de esgoto e lixo, e aumento de favelas comprometendo tudo.

    ResponderExcluir