sábado, 20 de novembro de 2010

Viva a Mama África!!!


Estabelecido pelo projeto de lei número 10.639 (09/01/2003), o Dia da Consciência Negra, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

É um dia que serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

A alegria, a beleza e o gingado dos brasileiros que encantam o mundo se devem principalmente a presença dos negros em nosso país.

E como reconhecimento a esse belo legado cultural é que presto minha homenagem aqui ao Zumbi dos Palmares e a toda essa gente negra maravilhosa do nosso Brasil!

Aproveito para destacar aqui também a homenagem que as quatro mulheres de São Gonçalo receberam no último dia 18, na ALERJ, por terem se destacado na promoção da igualdade racial ao longo deste ano. Elas e mais 13 líderes do movimento negro e autoridades receberam o diploma Zumbi dos Palmares.

Aqui vão meus parabéns para as nossas gonçalenses homenageadas:

Mariléa Santiago – Sócia fundadora do Centro de Estudos Brasil África (Ceba) de São Gonçalo;

Rosimere Conceição dos Santos – Presidente do Instituto de Ação Comunitária de São Gonçalo;

Amara Matilde de Assis – Movimento de Mulheres de São Gonçalo;

Rosangela Sá – pela luta no movimento negro de São Gonçalo.


E viva a Mama África!


Clique no link abaixo e saiba mais sobre o líder Zumbi dos Palmares.

Wikipedia/Zumbi dos Palmares


Nenhum comentário:

Postar um comentário