Espaço onde há anos era formada, diariamente, uma enorme lixeira ao cair da tarde |
Há mais de três anos denunciando
uma das cenas mais deprimentes do Centro do Alcântara, o Território Gonçalense
não poderia deixar de registrar uma ação positiva realizada pela Prefeitura de
São Gonçalo no bairro mais importante do município: o desaparecimento por
completo da vergonhosa lixeira a céu aberto que era formada, diariamente, ao cair da
tarde, na Rua Raul Veiga, entre os supermercados Extra e Super Market.
Além de ter dado fim na tal
lixeira, a Prefeitura também ordenou e padronizou as barracas dos camelôs naquela
localidade. Confira abaixo o antes e agora:
Antes
Sumiço da lixeira em frente ao Posto de Saúde Hélio Cruz
Em novembro do ano passado, a vergonhosa lixeira a céu
aberto que havia em frente ao Posto de Saúde Hélio Cruz – outra que foi denunciada várias vezes pelo Território Gonçalense –, também desapareceu por completo da paisagem do bairro.
Antes
Agora
Embora seja obrigação da Prefeitura manter a cidade limpa e
organizada, o Território Gonçalense não poderia deixar de agradecer ao prefeito Neilton Mulim por ter dado um fim a essas duas tenebrosas lixeiras, pois elas vinham há anos enfeando o bairro, envergonhando os gonçalenses e provocando nojo nos transeuntes. E gostaria de aproveitar a ocasião para pedir a ele para que acabe também com uma outra lixeira a céu aberta, que há muito tempo vem reinando na Rua Nestor Pinto Alves, no Vila Três (altura do Hipermercado Extra e da Igreja Nova Vida). Penso que a ins talação de uma caçamba nas proximidades
resolveria o problema. É importante ressaltar que as montanhas de lixo nas principais vias públicas contribuem significativamente para manchar a imagem da nossa cidade – que já não é lá muito boa –, e causam também péssimas impressões sobre a administração municipal.
Lixeira a céu aberto na Rua Nestor Pinto Alves - Vila Três |
Abaixo, matérias do Blog Grande Alcântara (que foi editado por mim) e do Território Gonçalense, que vem denunciando há algum tempo o problema do lixo em Alcântara:
Leia a matéria na íntegra aqui
Leia a matéria na íntegra aqui
Leia a matéria na íntegra aqui
Leia a matéria na íntegra aqui
Leia a matéria na íntegra aqui
Infelizmente daqui uns dias, a lixarada estará de volta. Foi assim na gestão passada que limpava e logo em seguida, voltavam a jogar lixo. Nessa não será diferente. O lixo nunca foi "o problema", porque ele não tem pernas e não para lá sozinho. "O problema" são os moradores, transeuntes e em sua maioria, os próprios comerciantes que dali, fazem seu lixão particular. Se não houver uma fiscalização e multa a quem voltar a jogar lixo neste e em qualquer lugar inadequado na cidade, é puramente enxugar gelo. Tomara que eu esteja errado e esses lugares mostrados na matéria, nunca mais voltem a virar lixões.
ResponderExcluirExcelente comentário, Bruno. Torço muito para que tenha havido uma campanha junto aos comerciantes para acabar de vez com o problema. Mas já ficou muito legal a padronização das barracas, já deu um aspecto muito melhor ao bairro! É um bom exemplo de como pequenas medidas podem melhorar consideravelmente a imagem de São Gonçalo.
Excluir