segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cabos eleitorais do vereador Thiago da Marmoraria distribuem brinquedos e pedem votos para Pezão

Ação do Dia das Crianças promovida pelo vereador Thiago da Marmoraria - Foto: Alexandre Cassiano/O Globo

O ato de distribuir brinquedos no Dia das Crianças e ao mesmo tempo pedir votos para um candidato, em plena campanha eleitoral, pode ser configurado crime eleitoral. Veja o que diz o artigo 299 do Código Eleitoral:

Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita:

Pena - reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Pois bem. Segundo matéria publicada pelo O Globo, foi isso que fizeram ontem (12) os cabos eleitorais do vereador Thiago da Marmoraria (PMDB). Além de terem distribuído brinquedos para as crianças pelas ruas de São Gonçalo, um locutor do alto do caminhão pedia votos para o candidato ao governo do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Pezão esteve ontem na cidade para participar de uma carreata pelos bairros do Colubandê, Coelho e Santa Luzia, mas passou longe da ação do vereador. E Thiago não participou do evento do governador-candidato.

Em nota, a campanha de Pezão informou que “independentemente da ausência do vereador na agenda, cabe ainda destacar que o uso do nome do candidato não é de forma alguma autorizado para qualquer benesse como a mencionada.”

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) afirmou que só iria se manifestar sobre o assunto após a publicação da reportagem do jornal O Globo, que denunciou o fato (veja aqui).


Carreata do Pezão em São Gonçalo - Foto: Alex Alves

3 comentários:

  1. O cara já está fazendo o pezinho de meia dele para as próximas eleições municipais. Isso que é visão política kkk. Agora, não pude deixar de notar. Mesmo derrotada, a Graça não deixa de se escorar nas costas dos mais influentes né? Continua como papagaio de pirata. Mas claro, uma ou outra Secretaria à ela, já deve ter sido prometida, em troca de seu apoio. Ai ai...

    ResponderExcluir
  2. É um trabalho muito bonito este que o Thiago faz todos os anos, mas como é que o pessoal dele foi dar um mole desses? Será que não sabia que isto é crime eleitoral?

    ResponderExcluir
  3. Não tinha só a Graça de derrotada lá não. O Pezão estava cercado também por outros derrotados desta eleição como Aparecida Panisset, Marlos Costa e Jorge Mariola. E outra penca de vereadores puxa-sacos.

    ResponderExcluir