terça-feira, 14 de abril de 2015

Prédios históricos do 3º BI serão preservados


Na semana passada, o Território Gonçalense informou com muita tristeza que o Governo do Estado havia começado a demolição dos prédios centenários do antigo 3º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército para dar lugar à construção dos 1.240 apartamentos destinados aos desabrigados das chuvas do Morro do Bumba (ver aqui).

Hoje (14), felizmente, tomamos conhecimento que os prédios centenários serão preservados. Segundo a Secretaria Estadual de Obras, os prédios serão restaurados e não demolidos. As edificações que estão sendo demolidas são as que não têm valor histórico.

Espero que mantenham a palavra, que realmente preservem uma parte da memória daquele espaço. Sugiro que utilizem os prédios para atividades culturais e educacionais.


Fonte: Extra

7 comentários:

  1. Em meio a tantas notícias ruins, pelo menos essa... Também espero que mantenham a palavra.

    ResponderExcluir
  2. Disseram o mesmo a respeito do metrô e olha o que temos ou o que somente teremos? Confio mais em ninguém não. Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Legal, vão manter os prédios historicos mas que fará a manutenção? e o pessoal que vão morar lá, vão ter o zelo? Ou vão transformar o local em uma nova favela?? Aguarde cenas dos proximos capitulos

    ResponderExcluir
  4. Todos os prédios de lá tem valor histórico. Derrubaram alguns já, devem preservar somente os da frente

    ResponderExcluir
  5. Vagner, isso havia sido prometido na época da divulgação do projeto das habitações populares. Disseram inclusive que seriam três os prédios preservados: um seria uma biblioteca parque, o outro uma escola técnica (eu acho) e um órgão de assistência social da prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Me lembro. Mas, na semana passada, ao tomar conhecimento que já havia começado as demolições dos prédios, quis chamar a atenção, mais uma vez, para o absurdo que estavam cometendo contra aquele espaço histórico; embora soubesse que nada poderia ser mais feito. Todavia, parece que chegou ao conhecimento do governo as indignações dos internautas expressas na postagem que publiquei na página do TG, lamentando a demolições dos prédios centenários.

      Eu gostaria que todo aquele espaço fosse preservado e não somente alguns prédios, mas como já decidiram pela construção das habitações para os desabrigados do Morro do Bumba ali, que pelo menos preservem uma parte da memória do 3º BI. E que mantenham a palavra.

      Excluir
  6. Boa noite,morro ali do lado, o que eu estou vindo e que ele ja derrubaram predio historicos,este predios deveria ser construidos delegacias,posto de saude,guada municipal,ate mesmo o teatro de sg,sao predis centenarios,com estruturas otima, seria muito bom se els calçasse a travessa silva ali tem uma cratera gicandesta e um burraco inurme,foi que a rua c e caiu encima de uma casa,na travessa silva tem um burraco de 10 metros de fundura por 15 de diametro e a prefeitura nao dar um jeito marilu

    ResponderExcluir