sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SÃO GONÇALO E MUNICÍPIOS VIZINHOS NÃO ATIGEM META DO IDEB 2015



De acordo com os dados divulgados ontem (08/09) pelo Ministério da Educação, São Gonçalo e os municípios vizinhos Niterói, Itaboraí e Maricá não atingiram suas metas projetadas para 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


SÃO GONÇALO

Meta projetada 2015 – 5,1
Nota alcançada – 4,3


NITERÓI

Meta projetada 2015 – 5,3
Nota alcançada – 5,1


ITABORAÍ

Meta projetada 2015 – 5,0
Nota alcançada – 4,6


MARICÁ

Meta projetada 2015 – 5,2
Nota alcançada – 4,9´


E vale ainda destacar que o Rio de Janeiro é um dos três estados que, nos anos iniciais do ensino fundamental, não cumpriu em 2015 a meta prevista para as unidades federativas.

Na verdade, a educação básica está crítica em todo o país. A tal “Pátria Educadora” não passou de um marketing furado do governo petista. Saiba mais aqui.

O que é o Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário