terça-feira, 1 de novembro de 2016

"NINGUÉM" É O GRANDE VITORIOSO DO 2º TURNO EM SÃO GONÇALO

 


Assim como eu havia previsto, o "Ninguém" foi vitorioso novamente no segundo turno em São Gonçalo. 272.754 mil eleitores gonçalenses (soma dos votos brancos, nulos e abstenções) não quiseram votar em José Luiz Nanci (PPS), nem em Dejorge Patrício (PRB).

Entretanto, vale ressaltar que esse fenômeno do "Ninguém" não aconteceu só em nossa cidade. Repetiu em diversos municípios que tiveram segundo turno. No Rio, por exemplo, a soma de votos brancos, nulos e abstenções (2.034.352) também foi maior que os números de votos conquistados pelos candidatos Marcelo Crivella (1.700.030) e Marcelo Freixo (1.163.662).

Hipoteticamente considerando o "Ninguém" como "concorrente", o resultado geral em São Gonçalo ficaria assim:

1º lugar -  Ninguém (soma de votos brancos, nulos e abstenções): 272.754

2º lugar - José Luiz Nanci: 221.754 votos

3º lugar - Dejorge Patrício:  191.669 votos

Fato é que, além de nenhum dos dois candidatos ter conquistado a confiança de uma parcela significativa do eleitorado gonçalense, é notório  também que há um enorme desencanto da população em relação à classe política.

Espero que o resultado das urnas das eleições de 2016 motive uma reflexão profunda nos políticos para um novo modo de fazer política. Caso contrário, lamentavelmente, a política continuará sendo cada vez mais criminalizada. E isso é péssimo para a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário