quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

TSE PEDE PARA QUE O GONÇALENSE FIQUE DE OLHO EM NANCI E NOS VEREADORES

Prefeito José Luiz Nanci em seu gabinete e vereadores no dia da posse - Montagem: Território Gonçalense - Fotos: Divulgação

Com o mote "Cobre, fiscalize, participe. A cidade é sua, é de todos nós!", o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem desde o início deste mês divulgando em emissoras de rádio e televisão de todo o país uma campanha de conscientização para incentivar a população a fiscalizar a atuação de seus novos representantes, prefeitos e vereadores eleitos.

De acordo com o TSE, mais do que ser eleitor em apenas um dia, compete ao cidadão acompanhar de forma permanente o que está sendo executado em seu município. A qualidade da gestão está diretamente ligada à prática de fiscalização por parte dos moradores que devem, por sua vez, cobrar dos políticos as promessas de campanha e ações que tragam mais qualidade de vida para a sociedade.

A Lei da Transparência (LC nº 131/2009) alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) no que se refere à transparência da gestão fiscal. A norma determina a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Cada um desses locais tem de disponibilizar na internet um portal de transparência para informar à população todos os gastos e investimentos feitos com o dinheiro público.

Em alguns portais também é possível estabelecer um canal direto de comunicação do cidadão com determinado vereador (site da Câmara de SG aqui) ou prefeito (site da Prefeitura de SG aqui), via e-mails oficiais ou telefones de gabinetes. Muitas prefeituras e câmaras também utilizam redes sociais para ter uma melhor interlocução com a população.

Além disso, o cidadão tem lugar reservado nas sessões plenárias e audiências públicas de cada Câmara Municipal ou da Câmara Federal, onde se discutem e se aprovam as leis. Para quem não pode comparecer às sessões, algumas Câmaras possuem sites (confira de São Gonçalo aqui), jornais, panfletos e até canais de televisão municipais, por meio dos quais é possível acompanhar as reuniões do Legislativo.

O eleitor pode, ainda, escolher se informar pelos veículos de comunicação que preferir, dentre uma grande variedade de editorias de imprensa.

A campanha do TSE vai até abril com a veiculação de seis vídeos na TV (um a cada semana) e spots no rádio. Assista abaixo os dois vídeos que já foram ao ar:






Fonte: TSE

4 comentários:

  1. Rs esse blog é uma piada hahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que piada? Você é contra a campanha de conscientização do TSE?

      Excluir
    2. Ele deve se referir a piada por conta da chamada tendenciosa.
      Dá a entender que o TSE desconfia de algo do executivo e legislativo do Município, porém não é isso que se lê quando clicamos no link.
      O TSE pede como sempre para que o eleitor PARTICIPE da política não somente no dia da eleição.

      Excluir
    3. Chamada tendenciosa?

      Vejamos:

      O TSE lança uma campanha para incentivar os eleitores a fiscalizar os prefeitos e vereadores de suas cidades.

      Pois bem. Quem são os políticos de São Gonçalo que estão no poder? Que eu saiba, é o prefeito José Luiz Nanci e os atuais 27 vereadores da Câmara, não é mesmo? Ou você tem alguma dúvida disso?

      Subentende-se, então, que o TSE quer que o eleitor (o gonçalense) fiscalize (fique de olho) o prefeito (Nanci) e os 27 vereadores de São Gonçalo, correto?

      O que o blog fez foi apenas contextualizar a informação do TSE com o atual cenário político gonçalense. Apenas fomos direto ao ponto, com um título bem claro.

      Sinceramente, não vejo motivo para tanto mimimi. rs

      Excluir